Precisa de Ajuda?

De que forma o esporte e atividade física contribuindo para prevenção e reabilitação do vício


Compartilhe:

Existem vários tratamentos e abordagens quando se trata de dependência, e incorporar a atividade física é um deles. Assim, de que forma o esporte e atividade física contribuindo para prevenção e reabilitação do vício?

Sem dúvida, o exercício tem seus próprios benefícios para a perda de peso, bem-estar do coração e dos pulmões, bem como para a saúde geral.

No entanto, muitas pessoas podem se perguntar se o exercício no tratamento da dependência é algo a se considerar. Com uma infinidade de opções de tratamento durante a reabilitação, vale a pena tentar os exercícios?

 

Exercício na reabilitação

O exercício na reabilitação é considerado uma das abordagens básicas para a recuperação do vício. Nesse modelo, o cliente conta com um plano de nutrição e condicionamento físico.

Quer você seja um paciente internado ou ambulatorial em um programa de reabilitação, você pode escolher um regime de exercícios a seguir durante o curso do tratamento e depois.

Muitos especialistas recomendam exercícios durante a reabilitação porque acelera o processo de cura do corpo e melhora os resultados de recuperação.

A recuperação do vício e os exercícios estão intimamente relacionados porque o abuso de substâncias é uma doença da mente. Incluir exercícios no tratamento e nos cuidados posteriores pode trazer benefícios potenciais para a saúde física e mental em geral.

 

Como os exercícios podem ajudar na recuperação do vício?

A conexão entre o vício em drogas e os exercícios remonta ao mecanismo do cérebro. A atividade física é uma das formas naturais de o cérebro liberar substâncias químicas que o fazem sentir bem, semelhantes ao abuso de substâncias.

Durante a reabilitação, uma pessoa pode sentir os efeitos da abstinência devido à falta de liberação de dopamina que ocorre ao usar substâncias. Isso é importante para entender de que forma o esporte e atividade física contribuindo para prevenção e reabilitação do vício.

Os exercícios ajudam a reprogramar o cérebro, fornecendo meios naturais para liberar dopamina em quantidades encontradas em pessoas sem vícios.

Juntamente com uma dieta saudável e outras atividades de bem-estar, o cérebro diminui gradualmente sua dependência de substâncias viciantes.

É importante observar que exercitar-se apenas durante a reabilitação e abandoná-lo após deixar a instituição não será uma abordagem eficaz para a recuperação.

Para garantir melhores chances de recuperação a longo prazo, a atividade física deve fazer parte do seu dia-a-dia para entender de que forma o esporte e atividade física contribuindo para prevenção e reabilitação do vício.

 

Redução de estresse e bem-estar mental

O estresse às vezes pode ser um gatilho para uma recaída. Por exemplo, para alguém que sofre de dependência de álcool, os exercícios podem ser uma ótima maneira de reduzir o hormônio cortisol no corpo. Quando o cérebro está em constante estado de estresse, o hormônio cortisol domina o corpo - fazendo com que alguém sempre se sinta ansioso e nervoso.

 

Melhora o sono

A insônia é um dos sintomas de abstinência mais comuns do abuso de drogas e álcool. Quando as pessoas fazem pelo menos 30 minutos de exercícios moderados durante o dia, geralmente dormem melhor. O tempo é importante no uso de exercícios para melhorar o sono.

 

Prevenção de recaídas

Se o exercício for combinado com outras mudanças no estilo de vida, como dieta e busca por hobbies e atividades recreativas, há uma chance maior de prevenir a recaída do vício.

Voltar