Atividade Física

O vício em substâncias químicas é hoje em dia um dos problemas de saúde mais graves. Várias pessoas sofrem diante desse transtorno, que acarreta uma série de problemas não apenas em quem está acometido pela dependência química, mas inclusive, em quem é da família e presencia as dificuldades enfrentadas pelo ente querido.

A Clínica de Recuperação Internar, nesse caso, conta com os profissionais adequados e um ambiente propício para promover a reabilitação do paciente. É relevante salientar que, um dos aspectos mais importantes e viáveis para proporcionar a recuperação saudável de um dependente químico é a prática de atividades desportivas. Por meio delas, o paciente melhora o seu condicionamento físico e adquire uma maior autoestima.

A atividade física para a reabilitação

Tantos os dependentes de bebidas alcoólicas quanto os dependentes em substâncias químicas podem praticar atividades físicas como parte do tratamento contra a dependência. Os exercícios fortalecem o corpo e contam com vários benefícios para a saúde.

Entre as atividades físicas efetuadas estão os exercícios aeróbicos, tais como a hidroginástica, as caminhas, as corridas, bem como atividades lúdicas e esportivas que servem como recreação e distração.

Os movimentos proporcionados por tais atividades não apenas fortalecem os músculos, como facilitam a circulação sanguínea e liberam hormônios que servem para estabelecer uma sensação de bem-estar e prazer.

As atividades físicas também podem ser aquelas de caráter anaeróbico, entre eles é possível destacar a musculação, atividades como pilates, exercícios de alongamento, entre outras. É válido salientar também que todos os exercícios são efetuados sempre com o objetivo de desenvolver a promoção e a recuperação da saúde do paciente. Além disso, tais atividades levam em conta o estilo, idade, o tipo de dependência e objetivo do individual de cada dependente químico.

As atividades e os exercícios são realizados, desenvolvidos e acompanhados por profissionais aptos, que conhecem as maneiras mais adequadas para estabelecer quais os métodos e modalidades são adequadas.

Os exercícios fazem muito bem para a saúde em geral, bem como funcionam como atividades lúdicas. Para as pessoas que estão em processo para se livrarem da dependência química, eles são uma alternativa saudável e bastante útil.