Dicas para você lidar com pessoas que tem problemas com Álcool e Drogas

Pode ser difícil lidar com uma pessoa que se tornou dependente de álcool e outras drogas (cocaína, crack, etc.), pois elas são capazes de alterar a capacidade cerebral da pessoa, fazendo com que, em casos patológicos, ela viva somente em função da obtenção das substâncias capazes de estimular seu cérebro e oferecer bem-estar.

Há, porém, algumas dicas que podem ajudar nesse momento delicado. O objetivo é fazer com que a pessoa reconheça sua dependência e aceite o tratamento mais adequado.

Converse

Em casos de abuso de substâncias, pode ser complicado ter uma conversa com a pessoa dependente. A dependência fará com que a pessoa se torne defensiva e esteja em constante estado de negação, comumente alegando não ser dependente do álcool e/ou outras drogas.

Leia Mais

Abstinência Alcoólatra

O alcoolismo é a doença de quem é viciado no consumo de álcool. Como na maioria dos problemas, a etapa mais difícil é a pessoa reconhecer que precisa de ajuda, por isso o apoio dos familiares é fundamental. Para quem está em uma situação como essa, parar de beber por algumas horas cria um quadro chamado de abstinência alcoólica, que acarreta sintomas variados e que você vai conhecer melhor agora.

A abstinência, portanto, é a interrupção do uso do álcool. O tempo que leva entre o último gole e a percepção dos primeiros sintomas varia de acordo com cada pessoa, normalmente ficando entre 4 e 12 horas. Os primeiros sinais de que o indivíduo está abstinente são a insônia e a ansiedade, além da irritabilidade. Esses três sintomas formam a primeira fase da abstinência.

Leia Mais

Filhos de Alcoólatras

O cuidado especial com os filhos de alcoólatras

A preocupação com as crianças sempre estará entre os primeiros lugares. Os filhos de alcoólatras são esse exemplo de cuidados a se ater quando o tratamento envolve o fim do alcoolismo na fase adulta. Isso porque a influência do adulto alcoólatra é grande em um contexto familiar que envolva crianças.

Por esse motivo a atenção é sempre necessária a toda a família. Além da influência comportamental, é comprovado que um filho de alcoólatra buscará refúgio em uma garrafa no futuro. Um triste contexto se pensarmos na reação em cadeia provocada por um integrante da família.

Leia Mais

Recaída na Dependência Química

Em casos raros, mesmo após a primeira tentativa, alguns indivíduos têm uma recaída e voltam a realizar o consumo de drogas ou álcool. Quando isso acontece, o segundo tratamento deve ser especializado e diferenciado, de modo a atender as reais necessidades e particularidades deste público.

Geralmente, a recaída na dependência química ocorre quando o primeiro tratamento terapêutico/internação não é baseado nas experiências individuais do dependente.

Um tratamento terapêutico de qualidade é aquele que não só interrompe por completo o consumo de álcool e demais substâncias psicoativas. Ele também dá razões reais para que o indivíduo não faça mais isso. Não à toa, as medidas terapêuticas (realizadas tanto individualmente como em grupo

Leia Mais

Perfil do Alcoólatra

Um dos problemas de saúde mais graves da atualidade é a dependência em bebidas alcoólicas. O problema envolvendo bebidas alcoólicas compromete não apenas a saúde do dependente, mas também as condições emocionais da família do mesmo, que passa a sofrer junto com o dependente todos os dramas acarretados pelo álcool.

Nesse caso, a Clínica de Recuperação Internar conta com todo o suporte necessário para efetuar um tratamento eficaz e saudável, mantendo assim profissionais devidamente treinados e preparados para isso.

Leia Mais